Acabo de finalizar minha faculdade de medicina e já tenho uma capacidade de poupança. Como começar?

Quem acabou de finalizar a faculdade de medicina costuma estar cheio de planos e objetivos. Além da atuação na área, é fundamental começar a planejar a vida financeira, para que o dinheiro recebido com a profissão seja bem utilizado.

Nesse sentido, muitos médicos já começam a ter uma remuneração capaz de suprir o padrão de vida e proporcionar uma poupança logo depois de formados. Então é preciso saber o que fazer com esse dinheiro a mais para alcançar seus objetivos financeiros.

Quer entender a importância de poupar e investir e como começar sua jornada no mercado financeiro? Então acompanhe o conteúdo a seguir e aprenda!

Qual é a importância de poupar e investir?

Conseguir poupar mensalmente é fundamental para ter uma vida financeira mais estável e não passar por dificuldades. Isso traz mais tranquilidade e menos ansiedade no dia a dia, pois as finanças são partes importantes da nossa rotina.

Nesse sentido, poupar é abrir mão de gastos desnecessários ou escolher alternativas mais inteligentes de utilizar o dinheiro. Dessa forma, há uma sobra no final do mês, ao fechar as contas, que pode ser utilizada para investimento.

Assim, poupar é o passo anterior a investir. E realizar investimentos significa utilizar o seu dinheiro para gerar mais remunerações. Ou seja, as suas verbas trabalharão para você, multiplicando o seu capital ao longo do tempo.

No futuro, você terá mais independência financeira e poderá decidir diminuir o ritmo de trabalho ou mesmo parar de trabalhar antes de se aposentar, por exemplo. Parece que essa é uma realidade muito distante? Poupando e utilizando seu patrimônio de forma inteligente é possível alcançá-la.

Quem consegue investir com conhecimento e regularidade terá uma reserva para imprevistos e aumentará o patrimônio. Utilizando os juros e o tempo a seu favor, o capital cresce e poderá ser utilizado para objetivos ainda maiores.

Como começar a investir?

Depois de sair da faculdade de medicina, é preciso saber como utilizar o dinheiro que você está ganhando na nova carreira. Nesse momento, alguns fatores devem ser considerados antes de começar a investir.

Veja só:

Conheça seu perfil de investidor

O primeiro passo é conhecer o seu perfil de investidor. Ele representa a forma como você lida com os riscos atrelados aos investimentos. Os perfis são divididos em três categorias: conservadores, moderados e arrojados.

Os conservadores são aqueles que têm menos resistência aos riscos. Eles preferem alternativas mais seguras e previsíveis, ainda que a rentabilidade seja limitada e com menor potencial que outras opções.

Já os moderados são mais resistentes aos riscos que os conservadores. Nesse sentido, apesar de eles também prezarem pela segurança nos investimentos, conseguem se expor mais à procura de boas oportunidades.

Por fim, os arrojados são os investidores mais resistentes. Eles lidam melhor com os riscos de investimentos, pois costumam optar pela potencialização da rentabilidade. Assim, priorizam a busca por resultados, ainda que a segurança seja reduzida.

Saber qual é o seu perfil o ajudará a direcionar melhor o seu planejamento e seus investimentos. Suas decisões precisam ser pautadas nessa característica, para que elas realmente atinjam seu objetivo e tenham a segurança que você deseja.

Tenha um planejamento financeiro

Investir seu dinheiro não significa apenas escolher aportes e ativos. É preciso que essas escolhas sejam pautadas em objetivos e que haja uma estratégia geral. Por isso, é fundamental ter um bom planejamento financeiro.

O planejamento passa primeiro pelo controle financeiro. Ou seja, você precisa entender sua situação em relação ao orçamento, se há sobra de dinheiro periodicamente e quanto existe disponível para fazer os aportes. O ideal é fazer investimentos todos os meses.

Depois, é preciso que esse planejamento considere objetivos: o que você deseja alcançar com os investimentos? Aqui, lembre-se de definir metas concretas e com um prazo específico, para que você possa se planejar corretamente.

Após fazer um planejamento financeiro e conhecer os objetivos, será hora de estabelecer sua estratégia de investimentos. Ela serve como um guia para os próximos passos e aportes. Nesse ponto, contar com orientação profissional pode ajudar muito.

Conheça as alternativas de investimento

Por fim, é fundamental que você conheça quais são as alternativas de investimento e como elas funcionam. Aqui, você pode focar na educação financeira e no conhecimento do mercado de investimentos.

Saiba as diferenças entre a renda fixa e a renda variável e quais são as opções mais comuns para cada perfil de investidor, por exemplo. Também é preciso conhecer as estratégias e análises utilizadas para traçar perspectivas e basear escolhas.

Quais são os primeiros investimentos a se fazer?

Uma pergunta comum de quem acabou a faculdade de medicina e está poupando diz respeito aos primeiros investimentos. Afinal, onde você deve alocar esse dinheiro que está sobrando após cumprir suas obrigações?

Confira cuidados que é importante ter desde o começo!

Reserva de emergência

Um de seus primeiros investimentos deve ser a reserva de emergência. Ela é um montante alocado que só será utilizado em caso de necessidade, como gastos inesperados. Costuma-se indicar que esse valor deve ser de, pelo menos, 6 meses de seu custo de vida.

Dessa forma, caso ocorra algum acidente, imprevisto, perda de emprego ou dificuldade para conseguir remuneração, você terá dinheiro disponível. Para isso, ela precisa ser alocada em uma alternativa segura e com alta liquidez — que seja facilmente resgatada.

Seguros de vida

Os seguros não são necessariamente investimentos, mas podem fazer parte da sua estratégia. Isso porque eles protegem a sua capacidade de gerar renda e investir. Vale a pena considerar seguros básicos, como de vida ou invalidez.

Investimentos para aposentadoria

Como você viu, é possível aproveitar a finalização da faculdade para planejar desde já sua independência financeira. Conseguir viver de renda passiva no futuro mantendo um bom padrão de vida depende do seu planejamento hoje.

Assim, é preciso considerar na sua estratégia investimentos voltados à aposentadoria. A ideia é que os rendimentos sirvam para trazer segurança financeira no seu futuro. Logo, será mais tranquilo poder tomar decisões na carreira.

Entendeu a importância de poupar e pensar nos seus investimentos depois de finalizar sua faculdade de medicina? Lembre-se da importância de se planejar corretamente e ter conhecimento do mercado financeiro para trazer eficiência às suas escolhas.

Quer contar com uma parceira para ajudá-lo no planejamento de finanças e consultoria de investimentos? Então entre em contato com a Confiança!

Whatsapp: (61) 98434-7374
contato@confiancaplanejamento.com
SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 01, Bloco F, Área especial A
Edifício Vision | Sala 1504 - Asa Norte, Brasília-DF