O que precisa para se planejar quando for investir em uma clínica?

É comum que os médicos tenham como objetivos abrir uma clínica própria para realizar consultas. Nesse momento, é fundamental saber como se planejar para essa conquista, visando encontrar as melhores alternativas para viabilizar o investimento.

Certamente, esse é um plano que envolve diversos tipos de gastos, o que exige organização financeira e foco. Assim, para facilitar o planejamento, é interessante conhecer as principais dicas sobre o tema e reforçar a importância dessa etapa.

Neste conteúdo, você aprenderá o que precisa para se planejar no momento de investir em uma clínica. Continue lendo e saiba mais!

Como se planejar para abrir a sua própria clínica para consultas médicas?

 

O primeiro passo para se planejar é definir questões como prazos de abertura, valores necessários e meios de pagamento. Afinal, é isso que guiará as suas metas e objetivos em cada etapa — servindo como um mapa para a realização dos seus planos.

Nesse ponto, uma das principais dificuldades trata do planejamento financeiro. A abertura de uma clínica exige recursos referentes ao imóvel, equipamentos e aparelhos médicos, mobília, contratação de equipe e outros custos.

Confira as principais possibilidades para financiar a sua própria clínica e veja como se organizar em cada situação:

 

Financiamento bancário

 

O financiamento bancário é uma modalidade bastante conhecida para acesso ao crédito. Trata-se de um contrato feito com uma instituição financeira com finalidade específica — no caso, a abertura da clínica.

Ele pode envolver a compra de imóvel, reformas ou linhas de crédito empresariais, por exemplo. Em geral, a modalidade exige o pagamento de um valor de entrada, que varia conforme as características do contato e perfil de renda do comprador.

Depois, é preciso se comprometer com o pagamento das parcelas — com juros e outras taxas, até a quitação do contrato. A vantagem é que existem diferentes possibilidades entre instituições financeiras, taxas de juros e sistema de amortização.

Assim, é possível pesquisar propostas para encontrar a que oferece o melhor custo-benefício e se planejar para assumir esse compromisso.

 

Recursos próprios

 

Também é comum que, ao pensar em como se planejar para abrir uma clínica, o médico prefira não se endividar. Na prática, isso reduz a pressão no dia a dia e permite diminuir os custos, ao não assumir a obrigação com a instituição financeira.

Os pagamentos à vista podem trazer condições mais atrativas, além de não envolver juros bancários. Se esse for o seu objetivo, é importante otimizar o planejamento financeiro e buscar alternativas de investimento para compor patrimônio suficiente para a abertura da clínica.

O mercado financeiro conta com diversas alternativas que podem se encaixar aos diferentes prazos desejados. Desse modo, você pode economizar e rentabilizar o capital até juntar o montante necessário.

 

Recursos familiares

 

Para quem tem proximidade com familiares, existem casos em que é viável contar com eles para dar apoio financeiro. Essa pode ser uma alternativa aos recursos obtidos por meio de contratos com instituições financeiras, conhecidas pelos juros mais elevados.

Entretanto, certamente existem algumas limitações adicionais. Afinal, nem sempre há liberdade ou confiança para contar com esse tipo de suporte. Além disso, nem todos têm familiares que possuam disponibilidade financeira para esse investimento.

 

Crowdfunding

 

O crowdfunding é um tipo de financiamento coletivo que tem se destacado quando se trata de novos negócios. Nesse caso, os recursos são aportados por pessoas que tenham interesse em colaborar com o desenvolvimento do projeto.

É comum que os investidores sejam incentivados pelos benefícios que a empresa trará para a sociedade. Então é importante considerar esse fator no seu planejamento. Para buscar o financiamento, você pode recorrer a sites específicos e parcerias.

 

Qual a importância do planejamento para esse objetivo?

 

Saber como se planejar traz diversos benefícios e, quanto mais antecedência, maiores as chances de conquistar as suas metas com tranquilidade.

Entenda a importância dessa prática:

 

Reduz os riscos de erros

 

A primeira vantagem trata da possibilidade de reduzir os riscos de erros e problemas relacionados à abertura da clínica. Com tempo hábil para se planejar, há chances de se dedicar mais a questões como:

  • estudo do público-alvo e do mercado;
  • busca pela localização e imóvel ideais;
  • documentação para regularizar o consultório;
  • contratação da equipe e realização de treinamentos;
  • cálculo de custos e levantamento financeiro;
  • divulgação da clínica médica.

Dessa maneira, a antecedência permitirá realizar todas as tarefas com maior eficiência, permitindo que o início das atividades aconteça conforme idealizado.

 

Diminui os gastos desnecessários

 

O planejamento também permite avaliar todas as decisões com maior cautela, além de buscar melhores propostas em relação à aquisição de produtos e serviços. Há, portanto, chances de encontrar custos mais atrativos e evitar despesas desnecessárias.

Do mesmo modo, o maior prazo para planejamento permite uso de mais recursos próprios. Você pode usar o tempo para acumular capital. Logo, há menor dependência de recursos de terceiros, que diminuem a margem de retorno do negócio.

 

Permite ter um bom business plan associado

 

Ao considerar os benefícios anteriores, perceba que eles se relacionam com o business plan, ou plano de negócios. Esse é um documento desenvolvido para listar os objetivos, os métodos que serão aplicados para conquistá-los e os prazos que serão seguidos.

Quando há tempo disponível, o médico tem a possibilidade de criar um plano mais robusto, com estudos de mercado e projeções financeiras. Ainda, há a definição de diferentes estratégias para o andamento do negócio. Na prática, isso proporciona suporte para tomada de decisões na gestão.

 

Mais tranquilidade para acumular recursos

 

Em todos os casos, será necessário fazer um bom planejamento financeiro e investir para rentabilizar o seu capital, auxiliando na realização dos planos ou quitação de financiamentos e empréstimos.

Para tanto, é importante saber como executar os planos para acumulação de recursos. É preciso saber como avaliar os rendimentos e despesas, encontrar pontos de economia e separar valores mensais para destinar aos seus planos, por exemplo.

Ademais, é preciso avaliar as alternativas do mercado financeiro, entendendo como funciona cada opção, seus riscos, potencial de retorno e liquidez.

Para todas essas questões, você pode contar com auxílio profissional em uma assessoria financeira. Assim, é possível fazer um diagnóstico completo da sua situação e delinear as principais estratégias para investir na clínica.

Conhecendo e aplicando essas dicas sobre como se planejar para abrir o seu consultório médico, você conseguirá se organizar com maior facilidade. Desse modo, será capaz de identificar os melhores meios de investimento e tomar decisões eficientes para realizar esse objetivo.

Precisa de suporte para se planejar ao investir na clínica médica? Entre em contato conosco e veja como a equipe da Confiança Planejamento Financeiro pode ajudar!

Whatsapp: (61) 98434-7374
contato@confiancaplanejamento.com
SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 01, Bloco F, Área especial A
Edifício Vision | Sala 1504 - Asa Norte, Brasília-DF